Manhã

Cursos de 10 horas nos dias de segunda, terça, quinta e sexta de 8h00 até 10h30 com certificação
*Os cursos “Lasers: teoria e experimentos”  e “ A importância dos produtos químicos e controle de sólidos no fluido de perfuração” acontecerão de segunda à quinta no mesmo horário

A IMPORTÂNCIA DOS PRODUTOS QUÍMICOS E CONTROLE DE SÓLIDOS NO FLUIDO DE PERFURAÇÃO

Local: Sala A-519

Professor: Rogério Manhães Soares – FSMA
Resumo: O curso irá abordar a importância do fluido em operações de perfuração de poços, assim como os principais aditivos utilizados no fluido de perfuração e a finalidade do mesmo nas operações. Serão apresentados os equipamentos de controle de sólidos e as lições aprendidas destes em atividades off-shore e on-shore.


QUÍMICA FORENSE: A QUÍMICA A SERVIÇO DA JUSTIÇA

Local: Auditório do Centro de Tecnologia

Professor: Alexandre Gonzaga dos Santos – Perito Criminal Federal/ PF
Resumo: O curso abordará a utilização da química para a constituição de provas periciais, com foco no processo criminal. Após uma breve introdução sobre conceitos legais de química forense, serão vistas aplicações da química na identificação de substâncias controladas e proscritas; na elucidação de crimes ambientais; e como ferramenta interdisciplinar para auxiliar em diversos outros ramos da criminalística, como balística, documentoscopia e medicina legal.


LASERS: TEORIA E EXPERIMENTOS

Local: Sala A-521

Professor: Claudio Lenz Cesar – IF/UFRJ
Resumo: Trata-se de um minicurso de 10hr contando com 2 aulas teórica (de 2,5 hrs*) e 2 aulas experimentais (de 2,5 hrs*) cobrindo tópicos de emissão estimulada e cavidade laser, espectroscopia atômica e molecular e interferômetro de Fabry-Perot.
Ementa Tentativa:
1 – (Exp) Levantar a curva PxI, IxV de um laser de diodo, com e sem cavidade estendida. Alinhar laser em Fibra ótica monomodo; observar modos.
2 – (Teo) Emissão estimulada e cavidade laser. Laser de diodo de cavidade estendida. Interferômetro de Fabry-Perot: modos longitudinais e transversais e acoplamento.
3 – (Teo) Interação Átomos e Fótons: emissão estimulada, emissão espontânea, absorção, energia e momento dos fótons. Espectro de átomos e moléculas.
3 – (Exp) Acoplar laser a um Fabry-Perot e realizar o espectro de um Fabry-Perot. Observar espectro atômico.
Bibliografia:
A. E. Siegman, “Lasers”, University Science Books, Mill Valley, California, 1986
Grant R. Fowles, Introduction to Modern Optics (Dover Books on Physics) 2nd Edition
Eugene Hecht, Optics (5th Edition) 5th Edition
Amnon Yariv, Quantum Electronics


QUÍMICA DOS ELEMENTOS DAS TERRAS RARAS

Local: Sala A-624

Professor: Jiang Kai – PUC/RJ
Resumo: 1. Introdução: Apresentação do grupo dos ETR: La-Lu + Y, Sc, configuração eletrônica, potenciais de ionização, contração lantanídica, e influência (Nb-Ta, Zr-Hf), ocorrências, minerais e minérios, aplicações, compostos e ligas metálicas.
2. Química em meio aquoso: íons 3+, 4+ e 2+. Raios iônicos. Óxidos e hidróxidos, carbonatos, fluoretos, sulfatos, fosfatos, oxalatos. Solubilidade, Kps, compostos de coordenação, separação do grupo (total de terras raras) e do subgrupo de sulfatos. Potenciais de eletrodo, diagramas Eh-pH. Separação Ce/La/Th. Separação de EuSO4 por eletrólise. Processamento da Monazita.
3. Processos de separação e purificação de ETR: combinação de oxidação, redução eletrolítica, precipitação, complexação; Separação por troca iônica; extração com solvente (compostos organofosforados TBP e DEHPA).
4. Propriedades de materiais a base de ETR com ênfase nos materiais eletrônicos, luminescentes e magnéticos e suas respectivas aplicações nas áreas como armazenamento de energia, dispositivos opto-eletrônicos, energia renovável e biomedicina.


TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS E RESÍDUOS SÓLIDOS

Local: Sala A-633

Professores: Isabelli do Nascimento Dias – EQ/UFRJ, Ronei de Almeida – EQ/UFRJ
Resumo: O mini-curso Tratamento de Águas Residuárias e Resíduos Sólidos tem como objetivo mostrar a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos e efluentes oriundos dos diversos setores, abordando as questões ambientais mais relevantes, os conceitos fundamentais relacionados ao gerenciamento, os principais poluentes envolvidos, a caracterização dos resíduos e efluentes e as formas de tratamento aplicadas.


FUNDAMENTOS DE QUÍMICA MEDICINAL: COMO NASCEM OS FÁRMACOS

Local: Sala A-611

Professor: Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro – ICB/UFRJ
Resumo: Neste curso-curto trataremos dos fundamentos da Química Medicinal, propriamente dita, no desenho molecular de novos candidatos a fármacos. A título de introdução abordaremos o histórico e cronologiada disciplina com ênfase em seu caráter interdisciplinar. O processo de descoberta de fármacos para ilustras como nascem os fármacos. Aspectos da inovação farmacêutica radical, especialmente para os fármacos sintéticos e concluiremos com exemplos selecionados do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) do ICB da UFRJ, coordenada pelo apresentador.

Clique aqui para ver os preços dos cursos, visitas e workshops