Extras

Oficina de Aprendizagem Laboratorial “Experimente Química e Pratique Segurança!”

Descrição: Nesta Oficina, voltada para estudantes do ensino médio, graduandos e pós-graduandos, noções gerais sobre Boas Práticas no Laboratório (BPL) e Segurança Química (SQ) serão apresentadas de forma interativa. O objetivo é estabelecer uma cultura de segurança nos laboratórios que utilizam produtos químicos e estimular o senso crítico para a preservação do meio ambiente, capacitando os participantes nos temas abordados para que eles executem adequadamente suas atividades com produtos químicos.

Conteúdo Programático (2h)

Módulo I – Normas Básicas de BPL e SQ (Riscos de acidentes em laboratórios; Sinalização de Segurança e Riscos de Acidentes; Normas Gerais de SQ e BPL);
Módulo II – Gerenciamento de Produtos Químicos (Sistema Nacional e Internacional de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos Perigosos; e Manejo Adequado de Produtos Químicos);
Módulo III – Gerenciamento de Resíduos Químicos em Instituições de Ensino (Normas de Gerenciamento de Resíduos Químicos; Manejo e Tratamento de Resíduos Químicos).

A Oficina será de caráter teórico e prático, com atividades experimentais individuais e/ou de grupo.

Quando: 12/Abril – 9-11 h (Turma I, 15 vagas) e 14-16 h (Turma II, 15 vagas) durante a 26ª Semana de Química da UFRJ.
Local: Laboratório 505 – Depto de Química Analítica – IQ / UFRJ – Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – CT, Bloco A, 5º andar, CDU – UFRJ.
Público: Estudantes do ensino médio, graduandos e pós-graduandos.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Inscrições presenciais no hall do 5º andar do Bloco A do Centro de Tecnologia (CT), iniciando 1 hora antes de cada oficina.

Oficina Museu da Química “Os Sentidos em Alerta Máximo”

Descrição: Pela quinta vez, o Museu da Química Professor Athos da Silveira Ramos, oferecerá nesta Semana da Química 2018 um conjunto de experimentos que evocam um passado onde os sentidos humanos eram usados nas aulas (e provas) de Química e no ensino de diversos conteúdos desta ciência. Assim, o desenvolvimento de cores, barulhos, cheiros, precipitados e mesmo a percepção ao tato serão postos em prática nesta oficina, ao mesmo tempo em que conceitos de química geral, inorgânica e orgânica serão necessários para a compreensão dos experimentos a serem apresentados. Já está comprovado que tais experimentos hoje despertam nos jovens um interesse pela Química, na busca de explicações que justifiquem os fenômenos observados.

Quando: Dias 9, 10 e 11 de Abril – de 17:30 às 18:30 (Uma turma por dia, 18 vagas).
Local: Laboratório A-631 – IQ/UFRJ.
Público: Professores do Ensino Médio e Alunos dos cursos de licenciatura em química

OBS.: Cada pessoa só pode participar da oficina uma vez
OBS2.: É OBRIGATÓRIO o uso de EPI como jalecos, óculos de segurança, etc.

INSCRIÇÕES GRATUITAS