Tarde

Cursos de 10 horas nos dias de segunda, terça, quarta e quinta de 14h45 até 17h15 com certificação

Clique aqui para ver os preços dos cursos, visitas e workshops

Cosméticos: Fórmula e Conteúdo

Local: A Divulgar…

Professora: Thaís Nogueira Barradas – IFRJ
Resumo: O Brasil hoje ocupa a 3ª posição no mercado mundial de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ficando apenas atrás de Japão (2º) e Estados Unidos (líder mundial), segundo dados da ABIHPEC. A preocupação cada dia maior com boa aparência, bem–estar e qualidade de vida impulsionam o setor de cosméticos. A participação crescente das mulheres no mercado de trabalho, o aumento significativo da expectativa de vida, a busca incessante da “eterna juventude” e o verdadeiro “culto à beleza”, são fatores que continuam alavancando este setor da economia. A potencialidade deste mercado é responsável por cerca de 57.000 empregos diretos na área de produção e administração, 27.000 empregos em lojas de franquias, mais de um milhão e meio de pontos de trabalho em vendas diretas e 1.200.000 oportunidades diversificadas junto aos profissionais de beleza. É, portanto, nas mãos, um dos setores da economia que mais cresce, no Brasil e no mundo. O Curso Cosméticos: Fórmula e Conteúdo apresentará a química por trás dos principais produtos cosméticos, os principais métodos físico-químicos utilizados para o controle de qualidade dos cosméticos e as últimas inovações na área, como nanotecnologia e impressão 3D.


Gestão da Segurança Química em Laboratórios

Local: A Divulgar…

Professor: Robério Fernandes Alves de Oliveira – CEFETEQ Maracanã
Objetivo Geral: Desenvolver os principais conceitos relacionados à segurança química, que irão nortear a preparação e implantação de um programa de Gestão da Segurança Química em Laboratórios, visando uma metodologia de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Conteúdo Programático:
Tópico 1: Segurança

  • Conceitos básicos em Segurança;
  • Estabelecendo a ideia de Perigo e Risco;
  • Agentes de Risco: principais riscos associados a produtos químicos;
  • Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Equipamento de Proteção Coletiva – EPC;
  • Equipamento de Proteção Individual – EPI;
  • Rotulagem de Produtos Químicos e Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ;
  • Aspectos de segurança a serem observados no projeto do laboratório.

Tópico 2: Sistema de Gestão da Segurança Química

  • Conceito de Sistema de Gestão;
  • Requisitos do Sistema de Gestão;
  • Exemplo de Manual de Segurança Química.

A importância da Química em Conservação e Restauro de Obras de Arte

Local: A Divulgar…

Professora: Maria Isabel Spitz Argolo – Graduação em Química pela UFF; Mestre em Química pela PUC-Rio e Doutoranda em Química na UFRJ.
Objetivo: A Química é uma Ciência que pode auxiliar estudantes e profissionais de Conservação e Restauro, Museologia, Biblioteconomia, Arquivologia e áreas afins a compreender os materiais que compõem as obras de Arte, assim como os processos de degradação os quais elas sofrem ao longo dos anos. Da mesma forma, ter conhecimentos gerais sobre a importância da Preservação do nosso Patrimônio nos torna mais cidadãos. A relação entre a Química e a Arte é, portanto, transdisciplinar. Nesse curso, serão abordados os principais materiais utilizados em Arte e Conservação-Restauro e de que forma o Químico pode se tornar um Cientista da Conservação.


Tecnologias para Reciclagem de Polímeros

Local: A Divulgar…

Professoras: Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco – Graduação em Engenharia Química e Química Industrial pela UFF, mestrado e doutorado pela UFRJ e Pós-doutorado no Lawrence Berkeley National Laboratory, Estados Unidos e Viviane Alves Escócio – Graduação em Química Industrial pela UFF, mestrado e doutorado pela UFRJ
e pós-doutoranda na UFRJ
.
Objetivo: O curso cujo tema será “Tecnologias para Reciclagem de Polímeros” terá uma breve introdução de polímeros com definições, nomenclatura, classificação, estrutura molecular,propriedades térmicas, degradação, identificação, principais polímeros e depois abordará os processos de reciclagem, novas tecnologias de reciclagem, destino de resíduos, aterro sanitário, coleta seletiva, metodologias aplicadas, formas e tipos de reciclagem bem como a reciclagem de borracha e a reciclagem de fibras.


Química Ambiental

Local: A Divulgar…

Professora: Profa. Dra. Jussara L Miranda – – IQ/UFRJ
Resumo: O curso de Química Ambiental abordará sucintamente as principais questões socioambientais atuais como a discussão sobre o Antropoceno e os 17 ODS propostos pela ONU, a relação entre as matrizes energéticas e a economia de baixo carbono, os acordos climáticos de Kyoto e o de Paris, o aquecimento global e a natureza dos gases dos efeito estufa, os principais processos e tecnologias para capturar e converter o CO2, principal gás do efeito estufa, a qualidade do ar e a toxicologia do monóxido de carbono e do ozônio troposférico, os resíduos sólidos e a reciclagem e a extração mineral no Brasil e os seus impactos socioambientais. Ao final do curso, será proposta a elaboração de um projeto socioambiental.
Ementa:

  1. O Antropoceno e as mudanças climáticas
  2. Os 17 ODS e a educação ambiental
  3. Economia de baixo carbono e as matrizes energéticas mundial e brasileira
  4. Os acordos climáticos: Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris
  5. O Aquecimento global e os gases do efeito estufa: contextos global e brasileiro
  6. Processos de captura e conversão de CO2
  7. Qualidade do ar urbano e a toxicologia do CO e do ozônio troposférico
  8. Extração mineral no Brasil e os seus impactos socioambientais
  9. Resíduos sólidos e reciclagem
  10. Projetos socioambientais

Química descritiva: conectando fatos para identificar tendências

Local: A Divulgar…

Professora: Vera R. Leopoldo Constantino – Instituto de Química – USP
Resumo: Por que o preço dos fertilizantes está atrelado à produção de petróleo? Por que o lítio é hoje conhecido como “ouro branco”? A resposta a essas e outras perguntas requerem conhecimento sobre os elementos químicos, seus arranjos e propriedades, distribuição no planeta e nos organismos vivos, processos de extração e de transformação (que mudam em função, por exemplo, de fatores econômicos, legislações ambientais e de segurança). Esses tópicos compõem a química descritiva, que constitui parte importante do conhecimento científico e tecnológico contemporâneo. Neste curso, os elementos químicos serão estudados segundo uma abordagem diagonal da tabela periódica, isto é, considerando o grau de complexidade estrutural de suas substâncias simples: dos gases nobres (espécies monoatômicas) às moléculas diatômicas (como hidrogênio, nitrogênio e oxigênio), poliatômicas e catenadas (de fósforo, enxofre e carbono) até os metais. Duas classes importantes e interessantes de compostos serão exploradas (compostos com hidrogênio e com oxigênio) e suas propriedades comparadas buscando tendências ao longo dos períodos da Tabela Periódica. Conceitos fundamentais de química serão empregados na construção e organização de ideias com a finalidade de interpretar o comportamento dos materiais selecionados.


Química de Corantes: Síntese e Aplicações

Local: Em Breve…

Professor: Josué Sebastian Bello Forero – UFRJ
Resumo: Os corantes tingem nossas roupas, nossos móveis, acessórios, colorem até nosso cabelo. Os corantes são compostos de moléculas naturais ou feitas pelo homem cujas origens remontam a milhares de anos atrás. A descoberta e a utilização dos corantes levou à criação e expansão das maiores companhias químicas hoje existentes no mundo. Neste curso serão abordados os principais tópicos da química de corantes naturais e sintéticos, dentre eles o desenvolvimento histórico, determinação estrutural, biossíntese, síntese industrial, aplicações tecnológicas e impacto ambiental.