Extra Manhã

Validação de Métodos de Análise para Atendimento da Norma NBR/ISO 17025

Curso de 20 horas nos dias de segunda, terça, quarta, quinta e sexta de 8h00 até 12h00 com certificação.
Local: Bloco A Sala 519 do CT

Professora: Paula Fernandes de Aguiar – IQ/UFRJ
Resumo: Nos últimos anos tem sido bastante comum a exigência da validação de um método, quando o laboratório oferece um serviço de análise.
Esta validação tem como objetivo assegurar ao cliente de que o laboratório conhece bem o método de análise em questão e já estabeleceu, através de diversas análises, alguns parâmetros relacionados ao método tais como, faixa linear, limites de detecção e de quantificação, recuperação, previsão, entre outros.
Ter estes parâmetros bem estabelecidos é fundamental para definir a extensão da aplicabilidade do método e, consequentemente, saber se será possível atender a necessidade do cliente.
Existem algumas normas/documentos/diretrizes que estabelecem quais são estes parâmetros e sugerem formas de demonstrar o atendimento a estes parâmetros.
O atendimento à grande maioria destes parâmetros, chamados de critérios de desempenho, é demonstrado através de testes estatísticos.
O objetivo do curso é apresentar as normas/documentos/diretrizes mais usadas, assim como os critérios de desempenho exigidos, além de discutir as melhores formas de atender as exigências destas normas/documentos/diretrizes.


Teoria da Ligação Química

Curso de 16 horas nos dias de segunda, terça, quinta e sexta de 8h00 até 12h00 com certificação.
Local: Bloco A Sala 405 do CT

Professor: Marco Antônio Chaer do Nascimento – IQ/UFRJ
Resumo: A evolução dos conceitos de estrutura química e estrutura molecular. Primeiras ideias sobre ligação química. Evolução dos modelos atômicos. O átomo de Schroedinger. Átomos polieletrônicos e estrutura eletrônica. E a ligação química? Orbitais atômicos dos elementos ao longo da tabela periódica. A construção de moléculas a partir dos seus átomos constituintes. Como a forma e o tamanho dos orbitais atômicos envolvidos nas ligações químicas definem as propriedades moleculares: exemplos utilizando moléculas diatômicas e poliatômicas. Interferência quântica e a origem das ligações químicas. Ligações covalentes, polares e iônicas: existe realmente uma diferença entre elas?
Requisitos: Química Geral (obrigatório), Cálculo I e Física I (recomendáveis).