Noite

Cursos de 10 horas nos dias de segunda, terça, quarta e quinta de 19h00 até 21h30 com certificação

Clique aqui para ver os preços dos cursos, visitas e workshops

História da Ciência: Importância das Mulheres na sua Construção

Local: A Divulgar

Professora: Mychelle Alves Monteiro – UFF
Resumo: O curso busca promover discussões e reflexões sobre as temáticas gênero no âmbito da educação, mercado de trabalho e ciência e tecnologia. Apresentando um histórico recente do Brasil sobre as questões de gênero, educação da mulher e relações de trabalho. Também será destacado as contribuições de mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo, além de trazer infográficos sobre equipamentos de laboratório e taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência.
Conteúdo:
Módulo I (Carga horária – 2,5h):

  • Histórico Recente do Brasil sobre as Questões de Gênero.
  • Relações Sociais de Gênero.
  • Educação da Mulher.
  • Educação Brasileira.
  • Relações de Trabalho.

Módulo II (Carga horária – 2,5h):

  • O papel das Mulheres na Ciência.
  • Panorama da Divulgação de Artigos Científicos no Brasil.
  • Mulheres e o Prêmio Nobel.
  • Mulheres na Academia Brasileira de Ciências.

Módulos III e IV (Carga horária – 5h):

  • Contribuição Feminina para a Ciência com Enfoque na Evolução das Técnicas.

O papel das práticas pedagógicas e metodologias de aprendizado no Ensino de Química… “admiráveis aulas novas” em tempos modernos.

Local: A Divulgar

Professoras: Taís dos Santos – CEFET/RJ e Valéria Pereira – CEFET/RJ
Objetivos: No atual cenário educacional, não cabe mais um Ensino de Química baseado apenas na memorização de fórmulas, leis e teorias. As significativas mudanças sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento científico-tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido nas ações dos alunos na sala de aula; o que tem requerido uma análise do processo de ensino-aprendizagem, por parte dos docentes. Dessa forma, faz-se necessário uma reflexão a respeito do processo educacional, onde teoria e prática caminhem juntas visando um favorecimento no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Nesse sentido as práticas pedagógicas e metodologias de aprendizado ganham destaque no cotidiano escolar. Diante deste contexto, este curso tem por objetivo refletir, discutir e exemplificar algumas práticas pedagógicas, além de metodologias de aprendizado inseridas no Ensino de Química, tais como sequências didáticas, projetos, controvérsia controlada, entre outras. Nessa perspectiva, discutiremos sobre a prática interdisciplinar, a contextualização, CTS e práticas pedagógicas que visam uma formação crítica, reflexiva e sobretudo participativa na sociedade, por parte dos discentes.


O Universo Nano

Local: A Divulgar

Professor: Daniel Grasseschi – DQI/IQ-UFRJ
Objetivos: As propriedades diferenciadas de nanomateriais, principalmente as provenientes da interação com a luz, têm grande impacto em diferentes áreas da ciência: química, física, biologia, engenharia, medicina e etc.
A aplicação de nanomateriais em biomedicina, catálise, eletrocatálise, sensoriamento, fotônica e computação óptica, geração de energia, dentre outras, vêm crescendo constantemente e tem potencial de melhorar a qualidade de vida e a competitividade industrial.
Nesse minicurso faremos um histórico do desenvolvimento da nanotecnologia, discutindo o descobrimento de diferentes materiais e técnicas que levaram ao que conhecemos nos dias atuais como nanociência. Serão abordados métodos de síntese de diferentes materiais como, nanopartículas metálicas, pontos quânticos semicondutores e materiais bidimensionais, como e dicalcogenetos de metais de transição.
Veremos porque na escala nanométrica as propriedades físicas e químicas dependem, em sua grande parte, das dimensões dos materiais e das características de superfície e da sua interface e discutiremos suas mais variadas aplicações.


A Síntese Orgânica Como Ferramenta da Química Medicinal: O Caminho Para a Descoberta de Novos Fármacos

Local: A Divulgar

Professor: Dr. Frederico Silva Castelo Branco -Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos / Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ
Objetivos: Neste curso será abordada a importância da síntese orgânica dentro da química medicinal. Serão apresentadas algumas das principais reações que viabilizam a síntese dos principais fármacos do mercado, bem como de substâncias em fase de avaliação pré-clínica e clínica, além da lógica envolvida na elaboração de suas rotas sintéticas originais. Também serão abordadas as alternativas de obtenção, por via sintética, de fármacos de origem natural. Não obstante, serão discutidos aspectos experimentais do dia a dia de um laboratório de química medicinal, especificamente no que tange à síntese orgânica. Finalmente, serão apresentados softwares que auxiliam os pesquisadores no planejamento e execução destes processos, sob a forma de tutoriais práticos. Desta forma, é esperado o desenvolvimento do interesse da aluna ou aluno por esta área do conhecimento, além da consolidação dos princípios essenciais que serão importantes caso decida ingressar nesta desafiante jornada pela saúde da humanidade.


Recursos Tecnológicos Auxiliares ao Ensino de Química

Local: A Divulgar

Professor: Luan Duarte de Souza – UFRJ – PROFQUI
Objetivos: Neste curso serão abordados diversos recursos didáticos e tecnológicos que podem auxiliar o professor de Química, em formação ou já graduado, na elaboração de aulas e atividades pedagógicas. Nele serão abordados os seguintes tópicos: apresentação do minicurso e explanação sobre sua concepção; conceitos introdutórios sobre novas tecnologias na educação e ferramentas multimídia; programas e aplicativos; ambientes virtuais de aprendizagem; ferramentas para avaliação online; recursos de áudio e vídeo; jogos e simuladores; textos e bases de dados para pesquisa bibliográfica; e sites com conteúdo didático para o ensino de Química. Os participantes serão instruídos, ao longo do curso, sobre como utilizar de forma básica cada um dos recursos e ferramentas apresentadas. Por fim, será feita uma avaliação geral sobre as atividades realizadas junto com os participantes, e algumas considerações finais sobre o curso. Com esta proposta, espera-se que os presentes conheçam e façam uso dos objetos educacionais abordados e utilizem este material para complementar e melhorar sua prática pedagógica.