Palestras

TODAS AS PALESTRAS SÃO GRATUITAS
Confira a Programação:
13h15 – 14h30: Astroquímica: A Origem dos Elementos Químicos

13h15 – 14h30: A neuroquímica do amor: como o sistema de recompensa lida com estímulos hedônicos
17h30 – 18h45: Minerva Rockets: A Química dos Foguetes

A Divulgar…

10h45 – 12h: Como estudar o incrível mundo subatômico no LHC/CERN
13h15 – 14h30: Complexidade em Química: Reações Oscilantes, Reações Relógio e Caos

A Divulgar…

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
10h45 – 12h Como estudar o incrível mundo subatômico no LHC/CERN
13h15 – 14h30 Astroquímica: A Origem dos Elementos Químicos A neuroquímica do amor: como o sistema de recompensa lida com estímulos hedônicos Complexidade em Química: Reações Oscilantes, Reações Relógio e Caos
17h30 – 18h45 Minerva Rockets: A Química dos Foguetes

Minerva Rockets: A Química dos Foguetes

Palestrante: Equipe da Minerva Rockets – UFRJ
Resumo: O Grupo Minerva Rockets de Pesquisas Aeroespaciais é um grupo de pesquisa discente fundado em 2016 por alunos de Engenharia no Centro de Tecnologia da UFRJ. Tem como objetivo atuar de forma integrada à Universidade no processo de formação de profissionais de alto nível, empreendedores e inovadores, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do país. Para atender a esses fins, desenvolve projetos de engenharia no âmbito do setor aeroespacial, em especial, foguetes, satélites, trajes espaciais e os instrumentos de suporte necessários a esse desenvolvimento. Por isso, se você quer saber mais sobre a ciência aeroespacial, em especial sobre a química de propelentes de foguetes, não deixe de participar da palestra “propelentes para foguetes e a ciência aeroespacial”.


Como estudar o incrível mundo subatômico no LHC/CERN

Professor: Murilo Santana Rangel – IF/UFRJ
Resumo: A pesquisa das interações entre as partículas fundamentais é de enorme importância para nossa compreensão da história Universo. O grande colisor de hádrons (LHC/CERN) é a atualmente ferramenta mais importante que temos para estudar as partículas elementares e medidas inéditas têm sido realizadas desde o início do seu funcionamento em 2010. O planejamento atual é que o LHC opere até pelo menos 2035, e espera-se que nossa compreensão sobre a natureza do indivisível avance drasticamente. Nessa palestra, vamos discutir a importância dos resultados obtidos no LHC.


Complexidade em Química: Reações Oscilantes, Reações Relógio e Caos

Palestrante: Roberto de Barros Faria – IQ/UFRJ
Resumo: A grande área da Complexidade abrange muitos temas, aparentemente distintos, como as correntes oceânicas, os furacões, as oscilações das bolsas de valores, o sistema imunológico, a propagação das epidemias, e muitos outros. Na química, sistemas fora do equilíbrio podem apresentar comportamentos surpreendentes como as reações relógio, as reações oscilantes, a propagação de ondas químicas e até mesmo ondas químicas estacionárias (estruturas de Turing). Nesta palestra, serão abordados alguns princípios gerais da complexidade e exemplos de sistemas químicos complexos.


Astroquímica: A Origem dos Elementos Químicos

Palestrante: Diana Paula de Pinho Andrade – OV-UFRJ
Resumo: A idéia central deste seminário é mostrar a origem de todos os elementos químicos que compõem a tabela periódica. Serão apresentados os ambientes onde esses elementos químicos são formados, começando pela origem do nosso universo até a formação dos elementos mais pesados no interior das estrelas de alta massa.


A neuroquímica do amor: como o sistema de recompensa lida com estímulos hedônicos

Palestrante: Ricardo Augusto de Melo Reis – IBCCF / CCS / UFRJ
Resumo: O amor é uma valência multivariável percebida no sistema de recompensa do cérebro, o circuito mesocortico-limbico. Esse sistema, conservado há milhões de anos, evoluiu tendo múltiplos transmissores e hormônios, e a liberação de dopamina como elo na convergência de estímulos motivadores. Alterações no circuito podem levar a uma dependência, inclusive amorosa, comparada às drogas mais potentes.