Visitas Técnicas

Todas as visitas serão realizadas no dia 10 de abril de 2019 (quarta-feira).

Clique aqui para ver os preços dos cursos, visitas e workshops

Ponto e horário de encontro: 7:45h no Hall do Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ

Obs.: Para a admissão nas visitas técnicas é obrigatório a apresentação da identidade e uso de calça jeans comprida e sapato fechado. Vale a pena ressaltar que sapatilhas, leggings e vestidos não são permitidos.

Não há certificados atribuídos às visitas.

Exposição a Química em Tudo

A exposição “A Química em Tudo” é um espaço de divulgação científica do Instituto de Química da UFRJ, localizado no Bloco B do Polo de Xistoquímica da UFRJ. Nesta exposição, abrigamos um conjunto de oficinas, mostruários e atividades lúdicas que buscam demonstrar, em seis diferentes áreas, a interação da Química com outras disciplinas da área das Ciências da Natureza, mas também com outros campos do conhecimento humano, como as Artes, a História e a Filosofia. Estas áreas são: a Química e a História, a Química e as Artes, a Química e a Imagem, a Química e a Conservação, a Química e a Saúde e a Química e o Meio Ambiente. Busca-se, desta forma, apresentar ao público um quadro contemporâneo das relações interdisciplinares na construção do conhecimento científico e, assim, promover a compreensão da importância da cultura científica para a promoção da cidadania e da equidade social nas sociedades democráticas. A exposição pode receber até 25 visitantes por cada turno de duas horas de visitação.
Local: Bloco B do Polo de Xistoquímica da UFRJ


CEDAE – ETE Alegria

A Estação Alegria é a obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG). É uma unidade de grande porte, sendo a maior das estações de esgotos operadas pela CEDAE e uma das maiores do Brasil. É uma estação projetada para tratamento primário e secundário, e sua operação promove a remoção das substâncias poluentes. Alcança uma eficiência de remoção de carga orgânica, evitando riscos para o meio ambiente e para a população.
Local: Caju, RJ.


CENPES

Criado em 1973, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) é um dos complexos de pesquisa aplicada mais importantes do mundo. Localizado na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, ocupa uma área de mais de 300 mil m², com laboratórios modernos e salas de simulações e imersão em processos da indústria de energia projetados para atender às demandas tecnológicas das áreas de negócios da Petrobras.
A missão do Cenpes é fornecer e antecipar soluções tecnológicas em produtos e processos para o Sistema Petrobras. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello é um dos principais centros de pesquisa no setor de energia no mundo.
Local: Cidade Universitária – UFRJ


LBCD/LADETEC

O Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC) é vinculado ao Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem como missão promover a formação de pessoal qualificado de nível técnico, bem como estudantes de Graduação e Pós-Graduação e pesquisadores, com desenvolvimento paralelo de tecnologia de ponta e prestação de serviços de excelência nas áreas em que atua.
Localizado no Polo de Química da UFRJ, o LADETEC engloba outros laboratórios associados, tais como o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Atualmente, o LBCD conta com uma equipe formada por cerca de 80 profissionais, entre professores, pesquisadores e técnicos especialistas em operações de controle de dopagem.
Além da realização de análises de amostras destinadas ao Controle de Doping, fundamental para o respeito à ética desportiva, à proteção da integridade física dos atletas e à promoção de condições de igualdade entre competidores, o LBCD constitui-se um amplo espaço acadêmico, com modernas instalações e equipamentos de última geração, destinados à formação de profissionais de excelência.
Local: Cidade Universitária – UFRJ


Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da UFRJ que permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas, transformando conhecimento em emprego e renda e oferecendo produtos e serviços inovadores para a sociedade. Inaugurado em 2003, é constituído por centros de pesquisa de empresas inovadoras, laboratórios da UFRJ, uma incubadora de empresas e espaços para desenvolvimento do empreendedorismo e integração.
O Parque é um projeto da UFRJ que abriga, atualmente, 71 instituições. Hoje estão instalados centros de pesquisa de 15 empresas de grande porte nacionais e multinacionais, 10 pequenas e médias, além de 10 laboratórios da própria UFRJ e 36 startups. Das 16 grandes companhias, duas delas – a GE e a L´Oréal – estão localizadas na Ilha de Bom Jesus, também na Ilha da Cidade Universitária.
Local: Cidade Universitária – UFRJ